Agentes cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão em Ponta Porã, Campo Grande e Camapuã.
A Polícia Federal desarticulou quadrilha especializada no tráfico de drogas e armas em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (12). A ação faz parte da operação Carbón Blanco, que cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão temporária e suspensão de atividades de empresas.
Entre os municípios sul-mato-grossenses, as agentes atuaram em Campo Grande, Ponta Porã – a 315 quilômetros da Capital – e Camapuã – a 135 quilômetros de Campo Grande. Já no estado paulista, nas cidades de São Paulo e em Birigui.
As investigações começaram em janeiro de 2024, em apuração dos responsáveis por encaminhar carga de uma tonelada e meia de cocaína. A droga estava em compartimento escondido em baixo de uma carga de carvão, apreendida no município de Araçatuba, em São Paulo.
Nesse sentido, a partir desta ocorrência, as autoridades identificaram a atuação da quadrilha especializada neste tipo de crime. Diante da expertise criminosa dos suspeitos, a polícia acredita que o grupo já distribuiu grande quantidade de cocaína e armas de fogo em território nacional.
Durante as diligências, os agentes interditaram três pessoas jurídicas, incluindo um estabelecimento de fachada localizado na área central de Ponta Porã. No local, a equipe policial apreendeu veículos de luxo, celulares e aproximadamente R$ 24 mil em espécie. O material totalizou mais de R$ 1,5 milhão em bens.
Os aparelhos celulares apreendidos ajudarão no prosseguimento das investigações.